segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Café da Manhã na África...

Bom... depois de tanto tempo sem postar, senti que estava devendo um post como este... comidas na África...

Não comemos muitas coisas muuuito típicas (eu acho)... mas comemos várias coisas esquisitas... Apesar de esquisito, acho que nós, brasileiros, não temos muitas frescuras pra comidas exóticas e sabores estranhos, já que o Brasil é cheio dessas coisas por toda parte.

vamos por partes... como comemos MUITO por lá (tenho meus 5kg de prova aqui grudadinhos em mim), vou dividir esse assunto em partes... café da manhã, lanches, almoços e jantares)

Breakfast...

Dos desjejuns (vulgo café da manhã), experimentamos de hotel, de hostel e por conta própria...

Na nossa primeira manhã de Cape town, estávamos meio perdidos no (con)fuso-horário, acabamos perdendo a hora pra acordar e perdendo a hora pro café da manhã do hotel e comemos na rua... Passamos num mercado... olhando aquelas vitrines mega saborosas de tortinhas, fomos pegos pelo estômago (e pelo olfato) e acabamos pegando uma de frango e uma de um outro sabor que acabei nao entendendo o que a moça disse... na dúvida e na curiosidade de provar tudo que puder, soltei um "one of each, please..."

Piman's Pies - não comam isso!

Digamos que a de frango era mais ou menos... mas a outra era péssima... aquilo deveria ser de miúdos ou coisa assim... na fome, acabamos tirando o recheio pra comer só a massinha... que era BEM mais ou menos também...

No dia seguinte, acordamos mais cedo e aproveitamos o café da manhã do Formule 1 Foreshore Hotel... café da manhã simples, mas suficiente... nada de queijo, presunto, frutas... lá era água quente (pra fazer chá ou chocolate quente que vinha nhum pacotinho individual... delicioso por sinal), café e leite... pra comer, pão de forma branco e integral e um pão redondinho, manteiga, geléia e cereais. Como disse... nada de extraordinário, mas suficiente.

Nosso último dia de Cape Town começou tão cedo com o transfer batendo à porta às 5h da manhã que acabamos saindo do hotel sem fazer o desjejum.... com medo de passar fome na viagem, paramos num Mugg & Bean do aeroporto e comemou loucamente...

Café da manhã expresso para o Walter...

... e Café da manhã Burrito para a Luly!

Mesmo assim... por sorte nossa ( ou azar), serviram café da manhã bonzinho no avião...

Primeiro: água e suquinho...

Olha que rótulo legal... tem até índice glicêmico...

e a bandeja... a comidinha (Bacon, ovos, feijão e pimentão), iogurte, mais suco e pão...

Em Johannesburg, ficamos no Ghandi Backpackers, um Hostel bem charmosinho, com uma cozinha bem bacana... lá podíamos comer tudo que tinha na geladeira... café da manhã tinha corn flakes com leite, pão de forma com margarina na chapa... em alguns dias, tínhamos comprado frios... salame e queijo... digamos que salame e queijo lá tem o mesmo sabor dos daqui... disso não senti falta nessa viagem...

Misto quente e Apple Juice!!!

Segeuimos para Pretória... outro Hostel... dessa vez o Pretoria Backpackers. Eram duas casas e nao ficamos na casa principal... e no Chalé que ficamos na outra casa, tinha uma pequena cozinha, com microondas, torradeira, térmica de fazer água quente... então nem chegamos perto da cozinha da casa principal... que era onde tinha um lounge e era onde tinha internet wireless... por conta disso, passamos no mercado e compramos refri, suco, água, salame, queijo, pão e frutas.

Lembrando que nosso último café da manhã de pretória foi uma mega festa... com bolo colorido e tudo :p

De Pretória a Komatipoort, cidade do Kruger Park... Ficamos no Kruger View Backpackers... Lá era possível "encomendar" um café da manhã por preços variados... como estávamos economizando, preferimos fazer como fizemos em Pretória...

Seguindo para Durban, levamos frutas, sanduiches prontos e iogurte...

Em Durban, a comilança de café da manhã era outra... Hotel normal... Café da manhã farto... No saguão do hotel funciona um Café. Os hóspedes que possuem café da manhã incluido na diária tem direito a pedir uma opção de comida e uma de bebida num cardápio especial do café em dias de semana e comer à vontade no buffet no domingo... Experimentamos de tudo...

ovos, bacon, cheddar, cogumelos, rúcula e torradinhas integrais acompanhado por um capuccino (era um desses pra cada, viu?)

Mega café da manhã variado no Belaire Suites, Domingo...

UFA!!! depois posto mais comidas...

bejos!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estádios da Copa do Mundo (prepare-se Brasil para 2014)

Durante nossa estada na Africa do Sul, visitamos seis cidades, das quais, cinco abrigaram jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2010. E apaixonados por futebol, como boa parte dos brasileiros, aproveitamos para conhecer os palcos dos confrontos. O resultado você confere abaixo.
Começando em ordem cronológica:

Walter, em frente ao Green Point
Estádio: Green Point
Cidade: Cape Town
Capacidade: 66005 espectadores
Ano de inauguração: 2010
Localização: Google Maps
Comentário: Muito bem localizado, apresenta acesso facilitado por ruas e avenidas além de transporte coletivo, feito por linhas de ônibus. Disponibiliza tours diários para visitação. Foi reconstruído para a copa de 2010 com conceitos de arena multiuso.

Walter no Ellis Park
Estádio: Ellis Park
Cidade: Joanesburgo
Capacidade: 59661
Ano de inauguração: 1928 (reinaugurado em 2009)
Localização: Google Maps
Comentário: Localizado no Centro de Joanesburgo numa região densamente povoada. Quando o visitamos nem era dia de jogo e estava impossível achar estacionamento e até mesmo a entrada do estádio. Parece que o projeto muito antigo da posição dos portões de entrada não foi revisto na reestruturação que ele sofreu.

Yuri no Soccer City.
Brasileiros no Soccer City.
Estádio: Soccer City
Cidade: Joanesburgo
Capacidade: 91141
Ano de inauguração: 1986 (Reinaugurado em 2010)
Localização: Google Maps
Comentário: O Estádio foi totalmente reconstruído para a copa de 2010, ganhando mais camarotes e se adequando às exigências da FIFA. Os camarotes são bastante luxuosos, em um que visitamos era possível fazer uma festa pra mais de 100 pessoas, isso no caso de uma partida de futebol sem graça.Fica próximo do bairro Soweto, a aproximadamente 10km do centro de Joanesburgo. Vias rápidas alimentam o estádio, mas em dia de um grande jogo, acredito que pode-se encontrar congestionamento. Possui transporte coletivo atendido por linha de trem.

Yuri e o Loftus Versfeld
Estádio: Loftus Versfeld
Cidade: Pretória
Capacidade: 49365
Ano de inauguração: 1906 (Reinalgurado em 2009)
Localização: Google Maps
Comentário: Um dos estádios mais antigos da África do sul. Fica numa região muito bem urbanizada de Pretória, em meio a áreas residenciais e ao dado de uma universidade. É atendido por linhas de trem e o acesso de carro também foi tranquilo.

Mbombela, em Nelspruit
Estádio: Mbombela
Cidade: Nelspruit
Capacidade: 43589
Ano de inauguração: 2009
Localização: Google Maps
Comentários: Foi o estádio de menor capacidade da copa de 2010, localizado a 7Km do centro da cidade de Nelspruit, via rodovia N4. Possui uma estrutura de armação da cobertura que lembram girafas, e na parte interna, os acentos são coloridos de preto e branco de modo a lembrar uma zebra. Isso em homenagem ao Kruger Park, que fica a aproximadamente 100Km de Nelspruit.

Chegando no Moses Mabhida
Luly na arquibancada!
Na parte mais alta, com a visão de parte de Durban
Estádio: Moses Mabhida
Cidade: Durban
Capacidade: 69957
Ano de inauguração: 2009
Localização: Google Maps
Comentários: Durban tem mais um ponto turístico, Moses Mabhida é um estádio único, com uma estrutura incrivelmente desenhada é baseado na bandeira da África do Sul e na busca por uma unidade nacional. As duas bases do lado sul do arco se encontram acima do centro do campo, e é essa estrutura confluente que desemboca no outro extremo. Ele é bem diferente de um estádio como os que conhecemos no Brasil, possui uma área de entretenimento com bares, lojas espaço para eventos e até rapel. Quando visitamos seu interior, um dos salões estava decorado para uma festa. Inacreditável a versatilidade que deram a essa arena multiuso. Sem contar que ele possui um bonde que eleva-se ao ponto mais alto da estrutura, dando uma linda visão de Durban e do Oceano Índico. Logicamente esse passeio é pago. E obrigatório.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Dia de mergulhar com os tubarões

Bem...

De domingo, o café da manhã no Belaire Suites é diferente... ao invés de pedir por um cardápio e vir uma porçãozinha pra cada um (vide poste anterior), o café da manhã é buffet... comemos loucamente e saimos pra passear...

*café da manha diferente... reforça do pra passar o dia nos divertindo!*

*Com o pinguim na entrada do UShaka - como as criancinhas de 7 anos fazem...*

*com o Golfinho*

*e correndo atrás dos outros que sairam sem tirar fotos comigo!!*

Nosso último dia de passeio na África do Sul foi beeem divertido... Fomos no UShaka Marine World (dessa vez pra valer...). Chegamos na hora que abriu o parque aquático. Lá, há 3 classes de ingressos... um pra ir só o wet'n'wild, um pra ir só na parte de aquários e bichinhos aquáticos e um pra ir em tudooo! Lógico que compramos o ingresso pra poder ir em tudo...

*ABRETECÉSAMO! - pulseirinhas que nos permitiam entrar em qualquer das duas partes do UShaka*

*um navio *afundado*... lá dentro tem lojinhas, aqurário e restaurante*

*sim... essas pedras aí são peixes...*

Pegamos a programação e aproveitamos que estava meio friozinho pra ver primeiro os shows da manhã... alimentação dos pinguins, show das focas e show dos golfinhos.

Acho que de ser humano que ficava grudado no vidro do aquário dos pinguins, eu era o unico acima de 7 anos. Suuuper bonitinhos... eles usam pulseiras com os nomes, os machos de um lado e as femesas de outro... a diferenciação de lado é porque a única maneira de saber com certeza qual o sexo do bichinho é por DNA. Os pinguins comem o quanto quiserem, não é porcionado um ou dois peixes pra cada um e a moça que dá comida, anota quem comeu quanto... isso serve de controle pra saberem se os pinguins estão comendo direitinho ou se não estão comendo...

*indo ver os pinguins*

*passarinho que nada igual peixe!!*

*¨Oi amiguinhaa!!¨ essa era a Lucy!*

Depois fomos ver o show das focas... era como um teatro de ilha, pirata e tesouro... a platéia era parte da tripulação, a moça de vermelho era o pirata, a de azul e a foca eram da ilha... impressionante como a foca fazia os truques e dava muito certinho com a encenação... muito espertinha e obediente...

*Descansando com as focas... ou ¨como¨ as focas...*

*respiração boca a boca... um salvamento e tanto!*

*depois de um salvamento bem sucedido... os agradecimentos*

Seguimos com a programação do UShaka e fomos ver os golfinhos... lindos... era um show com 9 golfinhos, dois grupos de 4 e depois o mais velho e maior sozinho... super inteligentes... como fazem pra ensinar tanta coisa a bichinhos que vivem na água???

*Indo ver os golfinhos...*

*esperando as ordens*

*Salta!!!*

* esse é o golfinho maior... faz os truques mais difíceis*

* ... de cabeeeeeça...*

*clap clap clap*

Terminada a programação que supostamente ficaríamos secos, fomos pro outro lado do parque pra aproveitar o monte de tobogãs, piscinas, almoçar e esperar pela hora de mergulhar com os tubarões.

Guardamos a bolsa num guarda volumes ali, e seguimos com nossa câmera no pescoço, dinheiro, roupa de banho e descalços... aproveitamos os tobogãs, as piscinas, almoçamos cachorro quente diferente (suuuper saudável...), bebemos cerveja e piña colada, sorvete, escorregamos por mais tobogãs, passeamos de bóia, entramos na piscina... nos divertimos....

*No riozinho de passear de bóia*

*Piscinão do Ushaka*

*Tobogãããããããããããããã...*

Finalmente fomos mergulhar com os tubarões... são 15 minutos só e vc depende única e exclusivamente so seu fôlego... ufa! Era um tanque com aproximadamente 5 tubarões e mais uns peixões...

*... é dentro dessa gaiolinha que vamos ver os peixinhos...*

*peixin, peixin, peixin!!*

*Preparados pra virar jantar*

*é.... dentro da água nao deu pra tirar fotos tããão legais... Ainda bem que tinha o fotógrafo...*

*Aqui... peixin, peixin, peixin!!*

*vem nos pega-ar!! lero lero lerooo*

*Socooorrrroooo!!*

*beijinho no meio dos tubarões...*

Denoite, fomos jantar... nosso último jantar na África... vamos aproveitar!!! Como o de ontem tava muuito bom, pedimos o mesmo no Jonh Dory's, só que em outro shopping... Dessa vez, levamos a câmera!!

*entrada*

*Fisherman's Platter*

*Batata frita e Calamaris fritos*

Beijos e até a próxima!!