terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estádios da Copa do Mundo (prepare-se Brasil para 2014)

Durante nossa estada na Africa do Sul, visitamos seis cidades, das quais, cinco abrigaram jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2010. E apaixonados por futebol, como boa parte dos brasileiros, aproveitamos para conhecer os palcos dos confrontos. O resultado você confere abaixo.
Começando em ordem cronológica:

Walter, em frente ao Green Point
Estádio: Green Point
Cidade: Cape Town
Capacidade: 66005 espectadores
Ano de inauguração: 2010
Localização: Google Maps
Comentário: Muito bem localizado, apresenta acesso facilitado por ruas e avenidas além de transporte coletivo, feito por linhas de ônibus. Disponibiliza tours diários para visitação. Foi reconstruído para a copa de 2010 com conceitos de arena multiuso.


Walter no Ellis Park
Estádio: Ellis Park
Cidade: Joanesburgo
Capacidade: 59661
Ano de inauguração: 1928 (reinaugurado em 2009)
Localização: Google Maps
Comentário: Localizado no Centro de Joanesburgo numa região densamente povoada. Quando o visitamos nem era dia de jogo e estava impossível achar estacionamento e até mesmo a entrada do estádio. Parece que o projeto muito antigo da posição dos portões de entrada não foi revisto na reestruturação que ele sofreu.

Yuri no Soccer City.
Brasileiros no Soccer City.
Estádio: Soccer City
Cidade: Joanesburgo
Capacidade: 91141
Ano de inauguração: 1986 (Reinaugurado em 2010)
Localização: Google Maps
Comentário: O Estádio foi totalmente reconstruído para a copa de 2010, ganhando mais camarotes e se adequando às exigências da FIFA. Os camarotes são bastante luxuosos, em um que visitamos era possível fazer uma festa pra mais de 100 pessoas, isso no caso de uma partida de futebol sem graça.Fica próximo do bairro Soweto, a aproximadamente 10km do centro de Joanesburgo. Vias rápidas alimentam o estádio, mas em dia de um grande jogo, acredito que pode-se encontrar congestionamento. Possui transporte coletivo atendido por linha de trem.


Yuri e o Loftus Versfeld
Estádio: Loftus Versfeld
Cidade: Pretória
Capacidade: 49365
Ano de inauguração: 1906 (Reinalgurado em 2009)
Localização: Google Maps
Comentário: Um dos estádios mais antigos da África do sul. Fica numa região muito bem urbanizada de Pretória, em meio a áreas residenciais e ao dado de uma universidade. É atendido por linhas de trem e o acesso de carro também foi tranquilo.

Mbombela, em Nelspruit
Estádio: Mbombela
Cidade: Nelspruit
Capacidade: 43589
Ano de inauguração: 2009
Localização: Google Maps
Comentários: Foi o estádio de menor capacidade da copa de 2010, localizado a 7Km do centro da cidade de Nelspruit, via rodovia N4. Possui uma estrutura de armação da cobertura que lembram girafas, e na parte interna, os acentos são coloridos de preto e branco de modo a lembrar uma zebra. Isso em homenagem ao Kruger Park, que fica a aproximadamente 100Km de Nelspruit.


Chegando no Moses Mabhida
Luly na arquibancada!
Na parte mais alta, com a visão de parte de Durban
Estádio: Moses Mabhida
Cidade: Durban
Capacidade: 69957
Ano de inauguração: 2009
Localização: Google Maps
Comentários: Durban tem mais um ponto turístico, Moses Mabhida é um estádio único, com uma estrutura incrivelmente desenhada é baseado na bandeira da África do Sul e na busca por uma unidade nacional. As duas bases do lado sul do arco se encontram acima do centro do campo, e é essa estrutura confluente que desemboca no outro extremo. Ele é bem diferente de um estádio como os que conhecemos no Brasil, possui uma área de entretenimento com bares, lojas espaço para eventos e até rapel. Quando visitamos seu interior, um dos salões estava decorado para uma festa. Inacreditável a versatilidade que deram a essa arena multiuso. Sem contar que ele possui um bonde que eleva-se ao ponto mais alto da estrutura, dando uma linda visão de Durban e do Oceano Índico. Logicamente esse passeio é pago. E obrigatório.