segunda-feira, 30 de agosto de 2010

De Joburg a Pretoria!

Domingo, 29 de agosto de 2010, deixamos Joburg e fomos pra pretoria, passamos pelo Nelson Mandela Square, que fica em Sandton. E podemos afirmar, Sandton é o bairro mais top de Joburg, é o "Centro rico", com sedes de empresas, ruas organizadas e bonitas, bem diferente da Joburg que conhecemos nos ultimos 2 dias. O Nelson Mandela Square é muito bonito, e vale a pena conhecer, se vier a Joburg, é visita obrigatoria!

Walter - Nelson Mandela Square

Parte rica de Joburg - Sandton

Parte rica de Joburg - Sandton

Parte rica de Joburg - Sandton

Já em Pretória fomos conhecer o Estadio que sediou jogos da copa do mundo de 2010, que por sinal fica super perto do Hostel que estamos hospedados. 

Yuri no Estadio em Pretoria

Almoco no Brooklin Mall

Depois de um almoço no Brookling Mall, fomos até uma estancia chamada Rhino e Lion (fica 52Km distante de pretória), onde existe um berçario de animais, e é possivel entrar no mesmo espaço de leões ainda filhotes: Foi uma tarde impressionante! Com muitas fotos e algumas mordidas! Mas alem dos filhotes, eles também tem exemplares adultos. Alguns impressionantes, como o buffalo, que pastava solto, a alguns metros do carro, o Rinoceronte, realmente muito mal encarado, um tigre (que apesar de não fazer parte de fauna da savana, estava lá marcando presença) de mais de 2 metros de comprimento, o leopardo adulto a alguns metros de nós e a mamba negra (serpente que tem o veneno mais letal do mundo) pendurada numa pequena arvore, dentro de um espaço apropriado para ela.
Walter e o Leao assassino


Face do medo

Tigrao

Dieta balanceada.

Mamba Negra

Rinocerontes e Avestruzes

Bufalo

Yuri e o Elefante

Yuri e o leazinho

Miau

Sono eh contagioso

Rolando na grama

Rindo dela? Ou de mim será?

Tigre mansinho.

Yuri escolhendo qual dos Leoes vai adotar

Yuri e o Leopardo - Miau
Até amanha!
E seguinte pessoal, amanha, dia 31/08/2010 tem festa! todos convidados para o Aniversario da Luly. 06:30 horario de pretoria (01:30 aprox em brasilia), no Hostel "Pretoria Backpackers" quarto 16. Contamos com a presença de voces!

De pernas pro ar (em Johannesburg)

No sabado (dia 28 de agosto de 2010), nosso dia foi marcado por contrastes. Na primeira metade visitamos o museu do Apartheid, conhecemos de perto a triste história da Africa do Sul. Que torna limpida a ideia de que o ser humano fez (faz?) coisas muito desumanas ao longo da história. Lá dentro era proibido tirar fotografias, mas nem precisava, as tragicas imagens e histórias não saem da mente facilmente. Esse é um capitulo que não pode ser esquecido, para que não mais se repita.

Ingressos do Museu Apartheid - Separados randomicamente entre Brancos e não brancos!
Yuri na frente do Museu.

Antes da moça explicar que era proibido tirar fotos. Esse corredor eh tenso.

Mas depois das cenas tristes e reflexão, nosso dia ficou bem mais alegre! Pois ao lado do museu, existe um parque temático, chamado Golden Reef City. Onde você paga uma entrada e pode andar nos brinquedos o dia todo! E ele tem uma promoção diferente, de acordo com a temperatura, é o preço da entrada. O normal é R140 (cento em quarenta Rands, algo em torno de R$45), se a temperatura estiver até 18ºC fica em R120, se estiver até 15ºC fica em R100 e abaixo dos 10ºC, R80. Quando nós entramos no parque estava acima dos 25ºC, mas depois de uma fila consideravel, andamos na primeira e mais top mantanha russa de lá. Se chama "Anaconda", é eh daquele estilo que você vai "pendurado", com as pernas soltas. A sensação foi muito louca. Depois do primeiro looping, aquela certeza de que iria morrer ali mesmo passou, e pude curtir mais o passeio! Pena que durou pouco. Outra montanha russa muito legal eh a "Golden Loop" onde depois de fazer o trajeto normalmente, ela chega no ponto mais alto, e cai correndo o mesmo trajeto de ré! Faz o looping de ré. É novamente a sensação da morte chegando. Mas sobrevivemos! Ainda fomos na montanha russa "Josi Express", que apesar do nome, é bem tensa! Na verdade, é a mais assustadora das 3. No final do dia ainda fomos na roda Gigante, só por curiosidade mesmo (e porque já estava pago).

Entrada do Gold Reef - 22ºC - sem promocao
Eu e a primeira montanha russa - "Anaconda"
Yuri se preparando
Yuri quando começamos a nos mover!

Depois do passeio, ficamos muito de cabeça pra baixo!
Outra montanha - Josi Express
Olha a Josi ali atras

Ai estão duas atrações imperdiveis de Joburg. Museu do Apartheid e Golden Reef City.

Fotos até Johannesburg: 2778
daqui a pouco tem mais!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vivendo loucamente - Johannesburg

Hoje o dia começou bem cedo! Acordamos as 5, e as 5:30 o "transfer" já estava batendo na porta do Hotel (Formula 1 Hotel). Nem pudemos tomar café da manhã, pois o motorista passou antes do combinado pra nos buscar (o Correto seria às 6:00). Entao tomamos café no aeroporto de Cape Town mesmo. (provei um café da manha expresso, com bacon, ovos fritos, pão integral, batatas e feijões (com molho de tomate), já a Yuri provou o Breakfeast burrito! Pedimos reembolso do VAT (imposto parecido ao ICMS brasileiro) do produtos que compramos aqui, recebemos em cheque que só será trocado quando estivermos embarcando de volta ao brasil (daqui a 10 dias).

Cafe da manha!
Voamos sem problema e chegamos em jo-Burg aproximadamente às 11:00. Fomos pegar o carro que alugamos, tinhamos escolhido o segundo mais básico (o mais simples disponivel era o "Chico", um carro que lembra o Gol geração 1 {ou gol caixa, ou gol quadrado, como queiram}), mas quando chegamos lá, pra nossa surpresa o carro disponível era um Toyota Corolla novinho. Surpresa boa.

Corolla!
  Mas quando saimos pra rua, a surpresa ruim, Jo-Burg tem o trânsito muito mais pesado que Cape Town, mais sujeira (muito mais) nas ruas, mais pobresa e mais desorganização (pra encontrar um local pra estacionar próximo ao Ellis Park foi bastante complicado). Mas valeu a pena, o estádio é bem legal. 

Walter no Ellis Park

Depois de conhecer o Ellis Park, atravessamos o centro até encontrar o Soccer City. Que superou nossas espequetativas (que já eram boas)! Ele é um show a parte, muito lindo mesmo! Conhecemos grande parte das dependências principais, vestiarios, salas vips e de imprensa e até o tunel que leva até ao gramado! Muito massa!

Soccer City

Soccer City

Soccer City

Soccer City

Eu + Luly no Soccer City


Agora a cidade, em especial o centro dela, apresenta um nivel de pobreza bastante alto! A 25 de março (São Paulo-SP) fica parecendo o Barra Shopping (Rio-RJ) perto daqui. Andar a pé seria realmente complicado! O trânsito também eh bem tenso! Em alguns momentos no centro, demoramos uns 30 minutos pra rodar 2km!
ponto positivo é o Hostel (Ghandi Backpackers) que estamos ficando, todo arrumadinho, e organizado. 

Piscina do Ghadi Backpacker Hostel


Estatisticas (Sem acento, porque o PC do Ghadi usa Ubuntu e teclado configurado para Alemao):
Fotos até Cape town: 2123
Fotos até agora: 2553

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

IUFoST 2010 - 15th World Congress of Food Science and Technology

Domingo, além do registro no congresso, foi o dia do coquetel de boas-vindas... Comemos umas tortinhas, bebemos muuuuita Appleteiser e voltamos pro hotel.

*COQUETEL*

Segunda em diante era dia de congresso... Na segunda feira, naaada muito interessante além dos estandes de produtos interessantes; sorvetes pra tomar, canetas, bolinhas anti-stress, canetas e brindes para ganhar. Mas além dessas coisinhas pra ganhar, muita informação. Entre as coisas legais que experimentamos, um chá solúvel que eles preparavam como o café expresso, tinha uma “fonte da juventude”, da qual podíamos pegar um copinho e tomar o quanto quiséssemos, o efeito era o estímulo da produção de colágeno no corpo, por isso era o líquido da juventude... Espero que me reconheçam quando eu chegar em Londrina parecendo ter 7 anos.

*Estande do Chá espresso*

Sobre o congresso... muuuita informação... eram 6 auditórios com palestras simultâneas de cerca de 25 min cada, cada período de 4 ou 5 palestras era uma sessão... tinha sessão sobre tuuudo. Na terça, assisti 15 palestras, na quarta, 6 e na quinta, 5.



Quarta foi o meu dia de cumprir minha tarefa. colocar meu pôster em exposição. A coisa legal desse congresso era que eles forneciam a fita para fixar o pôster na parede... mas além da fita dupla face, tinha uma massinha branca altamente grudenta que poderia ser usada também...



*nós e o poster*

Adorei o congresso, muito bem organizado, com exceção do último dia, todas as palestras rigorosamente no horário certo, e não eram palestras de horário redondo, cada palestrante tinha 25 minutos de apresentação e nós tínhamos 2 min de intervalo entre uma e outra. Havia cerca de 8 ônibus para buscar e levar os congressistas aos hotéis do evento, com horários rigorosos também, a cada meia hora no início do dia e a cada hora até o final do dia. O Centro de Convenções (Cape Town International Convention Centre – CTICC) é realmente ENORME e lindo. Além do IUFoST, com 2 auditórios grandes e mais 4 salões de palestras, 3 halls enormes para os estandes, 1 hall gigante para a cozinha, 3 espaços de restaurantes, o CTICC ainda tinha 2 salões de baile, lounge com sofás e tudo, um café, casa de câmbio, 3 andares, escada rolante e elevador, salas de reuniões aos montes... e mais 3 eventos ocorrendo simultaneamente a esse congresso. UFA!

*Uma das fachadas... nessa posição, fica o Auditorium 1, o maior*

*Uma das entradas*

Nem só de palestras vivemos nesses dias... Na segunda de tarde, depois de cumprir as obrigações, tentamos ir ao Kirstenbosch, uma espécie de jardim, apesar de ser a única coisa quase que possível de se visitar às 15h, achamos que não valia muito a pena gastar uma entrada de aproximadamente R75 (cerca R$20) de cada.



Bom, agora o congresso acabou... Estou pensando no que minha orientadora vai dizer quando vir uma fita do Senhor do Bonfim no meu braço, depois de uma viagem à África do Sul. Heheheh...