sábado, 14 de agosto de 2010

Dinheirinho da África do Sul...

Ok , ok... pensamos no roteiro, nos documentos, nas malas...

mas e a grana??

Na África do Sul, a moeda corrente é o RAND, nome vindo do “Witwatersrand”, abreviação de “White-waters-ridge” que traduzindo ao português significa: Montanha das Águas Brancas. Montanha essa que tem a cidade de Johannerburgo construída e onde era a maior reserva de ouro da África do Sul.

O rand teve início em 1961, coincidindo com a instituição da República da África do Sul, substituindo o Peso Sul Africano a uma taxa de dois rand pôr Peso. Com o símbolo R o rand pode ser dividido em 100 centavos – símbolo ‘c’, e está disponível em 5 notas, (R10, R20, R50, R100 e R200) e sete moedas (5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5). As moedas de um e dois centavos também foram disponibilizadas até suas descontinuações, em Abril de 2002, mas devido à inflação que as desvalorizaram, e os preços que foram arredondados para 5c, elas não estão mais em circulação.

Na década de 1990 as notas foram redesenhadas com a imagem dos big five, cinco animais selvagens mais difíceis de serem caçados. As novas cédulas e moedas também foram impressas nas 11 línguas oficiais na África do Sul.

É importante avisar que como o RAND é uma moeda considerada "exótica" nas casas de câmbio do Brasil, é preciso efetuar uma reserva com pelo menos 4 dias úteis de antecedência (pelo menos aqui em Londrina e em Cuiabá). Fora a cotação do dia, é acrescido uma taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras, que incide sobre operações de crédito, de câmbio e seguro e operações relativas a títulos e valores mobiliários)... então, como a cotação do dia para o Rand era R$0,2427, com o IOF e os descontos que ganho por comprar bastante (até parece :p), paguei R$0,34...

Outra coisa, tem Hostéis que não aceitam cartão e andei lendo que alguns hotéis cobram uma taxa se você quiser pagar a conta com cartão... então é bom carregar um dinheirinho

Beijos..
:p

Nenhum comentário:

Postar um comentário